O programa Apadrinhamento Afetivo traz para meninos e meninas acolhidos a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição, sentindo-se mais apoiados e fortalecidos para a construção de uma vida autônoma.
As crianças e adolescentes têm entre 10 e 17 anos de idade e perspectiva de longa permanência no serviço, ou seja, aqueles e aquelas com poucas chances de voltarem a morar com suas famílias de origem e tampouco de serem adotadas(os).
Em parceria com o Mackenzie e Fórum o Lar prepara, seleciona e acompanha padrinhos e madrinhas em sua relação com seus afilhados(as), em parceria com os serviços de acolhimento. As crianças e adolescentes participantes também são preparadas e há um processo de aproximação entre os candidatos a padrinhos e madrinhas e as crianças e adolescentes.
Padrinhos e madrinhas estão com seus afilhados(as) com frequência, dentro e fora do serviço de acolhimento. Tornam-se referências afetivas que colaboram com o desenvolvimento da criança ou adolescente e se comprometem com isso por um longo período de tempo.
Pré-requisitos para ser um padrinho ou madrinha:
- Idade mínimo de 25 anos;
- Disponibilidade para participar do processo de preparação e seleção;
- Disponibilidade de tempo para convivência com a criança ou adolescente;
- Concordância e apoio dos familiares para o envolvimento no programa;
- Não estar em processo para adoção;
- Residir na cidade de São Paulo.