O Lar Batista de Crianças iniciou suas atividades em 17.01.1941. Em plena efervescência da 2°Guerra Mundial, surgiu no coração da Sra. Arethusa Borges Botelho e outros líderes batistas de São Paulo, além de missionários como o casal Paulo C. Porter e Dn. Margarida. Foi idealizado um orfanato batista para acolher crianças órfãs e carentes de nosso próprio ambiente e da sociedade em geral. Em 8 de fevereiro de 1941, este orfanato foi batizado com o nome Lar Batista de Crianças, cujas três iniciais correspondem às iniciais do nome do primeiro presidente, o Dr. Luiz Botelho de Camargo.
Inicialmente, o Lar Batista de Crianças estava sediado em Campinas, à Rua Germânia, nº 175, mas começou a cumprir de fato o seu ministério cerca de 3 anos mais tarde, com a aquisição de uma casa em Mogi das Cruzes, situada à Rua São João nº 652, abrigando várias dezenas de crianças, com a devida orientação profissional.
Em 1957, na administração do Presidente Américo Ferraz Mancinelli, foi então construído um segundo espaço, o amplo abrigo em Campo Limpo, hoje situado à Rua Dr. Hugo Lacorte Vitale, nº 521, em terreno doado para esse fim pelo casal Daniel de Souza e Silva. A municipalidade de Mogi das Cruzes, atenta ao desenvolvimento do Lar, doou um amplo terreno em Brás Cubas. Em 1974 iniciaram as obras de construção e sob a Presidência do Sr. Nicola Croitor, as primeiras dependências foram inauguradas em 1981, na rua Schwartzmann, 1000.
Uma expansão ocorreu em 1981 no período da Presidência do Pr. José Vieira Rocha. Em Inúbia Paulista, o orfanato Providência, obra social que nasceu do coração do Dr. Antonio Barbosa Reis e sua esposa, foram transferidos para a administração do LBC, com todo o equipamento gráfico e agro-pastoril.
Foi neste período também, a inclusão do LEPI – Lar Evangélico Protetor da Infância de Apiaí, a mais importante obra da vida do Pr. Onofre Cisterna, passando à responsabilidade do LBC. Em 1992, assume a Presidência do Lar Batista de Crianças a Sra. Esther Ferreira Purens. Em 8 anos de lutas e vitórias, o LBC cresceu em número de crianças assistidas.
Em 1997 iniciou-se a administração de duas creches: Parque Ipê e Casa Batista da Amizade. Em 1999 ocorreu o grande desafio, o LBC assume 40 crianças vindas da antiga FEBEM, abrigados na Unidade Aclimação. No ano 2000 conquistamos também a creche Umuarama para atender a demanda da região. Em 2009 surge o Abrigo Campo Limpo II como desmembramento do já existente em Campo Limpo e para a readequação do atendimento àquelas crianças.
Destacamos também, entre tantas conquistas, convênios firmados com as Prefeituras, com o Estado de São Paulo e a Compassion Brasil (organização evangélica não governamental para ajudar jovens carentes) para atender cerca de 1020 crianças e adolescentes.
O Lar Batista de Crianças é uma obra social das Igrejas Batistas. Há 81 anos amparando e educando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade bio-psico-social-espiritual, na faixa etária de 0 a 17 anos e 11 meses, distribuídas em 22 unidades (12 abrigos, 5 creches), 2 CCA (serviço de convivência e fortalecimento de vínculos) 1 projeto de esporte, 2 Escritório administrativo. Possui caráter totalmente filantrópico e princípios cristãos.